DIFERENÇAS NO ENSINO DO BALLET CLÁSSICO


posição correta meia ponta
Educação Física é Ballet Clássico e demais danças, talvez não ou talvez sim, a única coisa certa e que temos em comum, é que, um bailarino formado tem condições de ensinar todos os métodos e técnicas do Ballet está preparado para condicionar fisicamente o corpo humano a dança, e nem sempre um professor de educação física está preparado para a técnica do Ballet, porém super capacitado ao condicionamento físico, claro que somos a favor de desmembrar definidamente o Ballet da grade de Educação Física, mas também estamos de acordo que devemos incluir a Educação Física na Grade do Ballet, a dança ainda tem sido desvalorizada no Brasil e esquecem que um profissional bem preparado é sempre o melhor indicado. Isso ainda é uma inconstante para a classe Educadora Física em geral.
Quando paramos para falar de um assunto específico sempre começamos pelos pequeninos e pequeninas, por que é ali que tudo começa, os pais colocam as crianças nas aulas de dança por vários motivos, para que a criança tenha uma ocupação a mais que o grade curricular educacional, por que alguns pais gostariam de ter tido essa oportunidade e não tiveram, por que no mundo que vivemos hoje as crianças estão mais próximas da televisão, celulares e internet como um todo, então precisam se movimentarem, já que o corpo humano e uma máquina que necessita estar em movimento, e como toda máquina tem que ser lubrificada e reparada em algum momento, e a sua correta utilização que vem através dos manuais prolongando esse tempo de utilização, a atividade física, digamos que é esse manual humano, então exercitá-lo é super importante para o bom funcionamento a máquina corporal humana.
E por que começamos sempre com as crianças? Por que em primeiro lugar elas precisam conhecer o manual técnico de funcionamento do seu próprio corpo para que possam prolongar sua utilização, e também, por que estamos vivendo num século em que, as crianças não brincam, não correm, os pais as trancam em condomínios para garantir sua proteção, os quais, não acreditamos estar errados, mas tem tirado oportunidades de lubrificação da máquina corporal. Ai chegamos a dança (Ballet) e a maioria dos esportes.
Logo praças e parques tem sido escassos nas nossas grandes cidades. Então as escolas procuram cada vez mais incluir, educadores físicos, em diversas áreas para chamar a atenção dos pequenos, como as artes marciais, a dança, os esportes tradicionais e etc.  As escolas públicas tem esta mesma visão, porém ainda não estão capacitadas a oferecer todas as atividades proporcionadas por entidades de educação privada. O Município de São Paulo, através dos programas oficineiros tem tentando, suprir essas necessidades. O que não podemos esquecer é quais são os serviços oferecidos em três vertentes.

  • Escola Particulares de Grade Educacional Curricular, estás tem oferecido de forma eficaz porém com diferenciações de vários tipos de esportes, ai incluem o Ballet Clássico, como sendo um esporte a mais, para a alimentação e movimentação da máquina humana; ou seja, o mais importante é a motricidade do corpo em desenvolvimento, do que a preparação para um atleta de qualquer modalidade. Sendo assim quando falamos de dança, lembramos que a criança apenas praticou alguns exercícios que pode ser considerados fatores gerais para qualquer prática.
  • Escolas Públicas de Grade Educacional Curricular, estas tem oferecido o que chamamos de oficineiros, ou seja, através de Centros Educacionais ou Fabricas Culturais, vem trazendo o esporte e a dança como um complemento educacional cultural e esportivo, porém não existe um sequenciamento dos cursos, apenas uma forma de proporcionar uma atividade física específica para as crianças de baixa renda que não tem condições de incluir a criança em estudos continuados. Quero deixar bem claro, que em geral os oficineiros escolhidos são profissionais competentes para as funções, porém as condições de locais e serviço contratado nem sempre é o correto para que as crianças possam estar sequenciando os ensinamentos.
  • Escolas Técnicas Desportivas e de Dança, como o Ballet Clássico por exemplo, estas possuem uma grade continuada, um aluno de natação e/ou futebol tem a oportunidade de poderem continuar seus estudos em outras categorias e/ou escolas avançadas, como também de ter seus talentos esportistas ou bailarinísticos reconhecidos no mundo.


OBS.: As Prefeituras de algumas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e outros em grandes Estados, tem um serviço ligado aos seus teatros municipais que são Escolas de Ballet Clássico e/ou outros tipos de dança, reconhecidos pelo mundo, oferecendo Cursos Técnico de 8(oito) a 9(nove) anos, possibilitando talvez uma oportunidade de uma grande companhia de dança contratar seus bailarinos, estes poderem abrir suas próprias escolas ou até mesmo darem aulas para outros órgãos e escolas particulares.

Brida Aryane